quinta-feira, 25 de junho de 2009

Visita aos monumentos de Lisboa

Foi realizada uma visita de grupo a alguns monumentos de Lisboa organizada pelas colegas Susana e Jacqueline.
Encontramo-nos no Cintra ás 9:30 e partimos rumo ao Rossio.
Do Rossio dirigimo-nos para a Praça D. Pedro IV, que foi a primeira paragem. Seguimos pela Rua Augusta, pela rua da Conceição em direcção à Sé de Lisboa e fizemos uma breve paragem na Igreja Sta. Madalena.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_da_Madalena
Continuamos o nosso percurso até à Sé de Lisboa. A Sé tem um aspecto imponente que nos faz sentir pequenos quando olhamos para a sua arquitetura e a magnificência de todas as suas estátuas e vitrais.
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9_de_Lisboa
Terminamos o nosso roteiro no Miradouro de Santa Luzia a almoçar e a desfrutar da vista para o Tejo e para os bairros de Lisboa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miradouro_de_Santa_Luzia
De barriga cheia iniciamos a nossa viagem de retorno passando pelo emblemático Café Nicola para tomar um café.
olhares.aeiou.pt/cafes_com_historia_nicola_foto1119106.html
Foi um dia um pouco cansativo pois andamos bastante mas compensou porque é sempre agradavel visitar monumentos da grande cidade de Lisboa convivendo entre nós.






























terça-feira, 23 de junho de 2009

Limpeza do nosso Jardim

No próximo dia 30 de Junho irá realizar-se um almoço convívio, dos utentes da Unidade de Reabilitação do Cintra, e aproveitando a altura dos Santos Populares o almoço será uma Sardinhada feita por nós.
Para que isto seja possível foi necessário tomar uma serie de procedimentos prévios entre os quais a limpeza do nosso jardim que estava um “matagal”. Foram necessárias uma série de sessões de limpeza de jardim e contaram com a colaboração de todos os participantes da Unidade de Reabilitação e a ajuda preponderante do Sr. João Vogel.
De seguida deixamos uma serie de fotografias alusivas à nossa actividade.







































Elaborado por: Bruno Cardoso






A minha integração na Unidade de Reabilitação do Cintra

Faz um mês que estou na unidade de reabilitação e a minha integração tem corrido muito bem.
Conheci novas pessoas, tenho novos amigos e o convívio com pessoas novas tem sido muito salutar para mim que estava muito isolado em termos sociais.
As actividades aqui desenvolvidas são muito interessantes pois possibilitam um regresso a vida activa.


Elaborado por: Bruno Cardoso

terça-feira, 9 de junho de 2009

Eleições Europeias 2009



No passado domingo houve eleições para o Parlamento Europeu.


A taxa de abstenção foi mais uma vez elevada, com uma percentagem de 63,14 %, 4,63% de votos brancos e 2% de votos nulos.

O Partido Social Democrata ganhou as eleições com 8 deputados eleitos. Em segundo lugar ficou o Partido Socialista com 7 deputados, depois ficou o Bloco de Esquerda com 3 deputados e de seguida a CDU e o CDS com 2 deputados cada. Os restantes 8 partidos não conseguiram eleger nenhum deputado.
O Partido Socialista levou um autêntico “cartão amarelo” por parte do povo português e terá de levar em conta uma possível reestruturação de certas medidas que anteriormente havia determinado. Estará dado o mote para as próximas eleições legislativas?


Texto elaborado por Vitor Pires, João Custódio e Bruno Cardoso

terça-feira, 2 de junho de 2009

O Dia Mundial da Criança


O Dia mundial da criança, clebrado a 1 de Junho em Portugal, ao contrário do que muitas pessoas pensam não é só uma festa onde as crianças ganham presentes mas sim o dia no qual se pensa nas centenas de crianças que sofrem maus tratos, doenças, fome e discriminações.


O 1º Dia Mundial da Criança foi em 1950 após a 2ª Guerra Mundial.

Com a criação deste dia os Estados membros das Nações Unidas reconheceram ás crianças independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social, o direito a: afecto amor e comprensão; alimentação adequada; cuidados médicos; educação gratuita; protecção contra todas as formas de exploração; poder crescer num clima de paz e fraternidade universais.

Todavia só nove anos depois em 1959 é que estes direitos passaram para o papel. A 20 de Novembro de 1951 vários países da ONU aprovaram a decleração dos direitos da criança e em 1989, a ONU aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança".


Elaborado por: Vitor Pires

Movimento no Parque da Liberdade

A actividade foi organizada em conjunto pela Psicomotrcista e pela Jacqueline, pelo Marco B. e pelo Marco C. Consistiu em realizar um peddy-papper que partia do Parque da Liberdade até ao campo de futebol. Houve dois percursos diferentes para cada equipa. No caminho houve dois pins de cores diferentes que assinalavam a realização de uma sequência de exercícios diferentes que, posteriormente, seriam repetidos quando chegassemos ao campo de futebol. A partir daqui, as equipas faziam o percurso da outra equipa.
Por fim relizamos um jogo todos juntos cada um tirou do saco um animal que tinha de representar com expressão corporal, mochos, leões, corujas, gatos soltaram-se.

"A actividade foi muito interessante do ponto de vista da expressão corporal" Bruno

" Achei mais divertido o movimento no exterior do que na Sala" Susana

" Foi bacano, foi mais divertido do q aqui" Edgar


Realizado por: Bruno, Marco C., Edgar e Susana

MTV Movie Awards e Globos de Ouro

Este domingo, dia 31 de Maio às 2:00 da manha (ou seja já era segunda-feira dia 01 de Junho) foi realizada mais uma cerimónia de entrega de premios de cinema da MTV. O evento foi apresentado pela ascendente estrela da comédia, Andy Sandberg, que não se pode dizer que nao tenha estado a altura. Mas no geral foi um espectáculo com piadas forçadas e sem o humor expontâneo com que certas estrelas do cinema nos habituaram em passadas entregas de prémios, com Twilight, o 1º filme duma saga sobre vampiros e lobisomens jovens e extremamente atraentes, a açambarcar a maior parte dos prémios. A parte musical do evento ficou a cargo de nomes como Eminem, Chris Isaak ou Kings of Leon. Quis-me parecer que foi um dos piores Mtv Movie Awards de sempre.
Mas nós por cá também temos cerimónias glamorosas (ou pouco), os Globos de Ouro! Apresentado por Bárbara Guimarães (outra vez), cujos vestidos pareciam obrigar o seu seio esquerdo a uma arriscada tentativa de fuga durante a duração da noite... foi um espectáculo á medida do estamos habituados, não houve grandes "paródias" tirando o momento em que António Feio foi ao palco para entregar um prémio, agradeçendo ao seu pâncreas toda a atenção que tem sido sujeito por parte da imprensa e os imensos convites para eventos! ( o actor foi acometido de um cancro e está em recuperação). Também Manoel de Oliveira, o realizador centenário foi premiado com o Prémio de Mérito (finalmente um prémio e só porque o senhor ja fez 100 anos e ainda "acontece alguma").


Por João Custódio 02.06.09