Figura 1: Motor P&W do F-22
Actualmente os motores consomem menos combustível tanto na aviação comercial como na aviação militar, apresentando melhores performances e rendimentos, permitindo assim terem uma maior autonomia, maiores velocidades e também menor libertação de calor.
Os aviões quanto á sua estrutura são mais resistentes. O revestimento que antes era de uma liga de alumínio e titânio passou a ser de um material compósito mais leve e mais resistente. Os exemplos de aviões já possuem esse revestimento são: o Airbus A 380, Eurofighter, F-22, F-35 e F-16.
Existem aviões que não tem deriva, ou seja, que não usam leme. Estes são possíveis de manobrar com a ajuda de ailerons e de computadores. Os ailerons abrem e fecham consoante a direcção que queiram tomar, e os computadores ajudam a estabilizar o avião durante as mudanças de direcção.Um avião com essas características é o bombardeiro B-2.
Existem aviões que não tem deriva, ou seja, que não usam leme. Estes são possíveis de manobrar com a ajuda de ailerons e de computadores. Os ailerons abrem e fecham consoante a direcção que queiram tomar, e os computadores ajudam a estabilizar o avião durante as mudanças de direcção.Um avião com essas características é o bombardeiro B-2.
Recentemente desenvolveu-se o caça F-22, que tem como principais características os exaustores móveis e a invisibilidade ao radar. Os exaustores móveis permitem ter uma grande manobramento, que nenhum caça convencional seria capaz de ter, e a sua invisibilidade deve-se a uma camada exterior composta por material ferro magnético, que absorve as ondas de radar de alta-frequência.
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