quinta-feira, 4 de outubro de 2007

O Que Foi o 5 de Outubro?



Nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910 alguns militares da marinha e do exercito iniciaram uma revolta nas guarnições de Lisboa com objectivo de derrubar a monarquia. A queda da Monarquia já era de esperar. Dois anos antes D. Carlos e D. Luíz Filipe haviam sido assassinados por activistas republicanos. O reinado de D. Manuel II tentou apaziguar a vida do país sem sucesso. Foi um reinado fraco e inexperiente. Apesar de o 5 de Outubro não ter sido uma verdadeira revolução popular, mas sobretudo um golpe de estado centrado em Lisboa, a nova situação acabou por ganhar impacto e aceitabilidade por todo o país e poucos acreditaram na possibilidade de num regresso à Monarquia.


Após o 5 de Outubro foi substituída a bandeira portuguesa. As cores verde e vermelho simbolizam, respectivamente, a esperança e o sangue dos heróis. A esfera armilar simboliza os Descobrimentos, os sete castelos representam os primeiros castelos conquistados por D. Afonso Henriques, as cinco quinas significam os cinco reis mouros vencidos por este Rei e, finalmente, os cinco pontos em cada uma representam as cinco chagas de Cristo.


O hino A Portuguesa , composto por Alfredo Keil tornou-se o hino nacional. A primeira República portuguesa é caracterizada por instabilidade política, conflitos com a igreja mas com uma melhoria na educação. A republica sucede a monarquia e terminou a 28 Maio de 1926 com início da ditadura.




Álvaro Coelho, Ana Sítima, Carlos Henriques, Horácio Carvalho, Isaura Jacinto, Marco Rodrigues, Teresa Cerqueira, Paulo Francisco, Paulo Martins e Sezinando Soares


Sem comentários: