quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Dia de São Valentim




Não se sabe ao certo a origem do dia de São Valentim. São várias as fontes históricas que parecem explicar a celebração deste dia.
Para os historiadores as explicações cruzam-se entre a tradição cristã, romana e pagã.

Na Roma Antiga era celebrado o Festival Lupercalia, que era dedicado ao Deus Pastoral Lupercus e a Juno (Deusa do Amor, Deusa das mulheres e do casamento). Parece que na véspera deste Festival (14 de Fevereiro) os rapazes retiravam de dentro de um vaso um papel com o nome de 1 rapariga, com a qual posteriormente celebravam o festival a partir de 15 de Fevereiro.

Para a Igreja Católica, esta data coincide com a morte do mártir S. Valentim a 14 de Fevereiro de 269 D.C. Valentim foi um Sacerdote Cristão, que realizava casamentos secretos, durante a época do Imperador Cláudio II, que tinha proibido os casamentos entre os jovens como forma de assegurar a participação destes para a construção de um poderoso exército.

Também há quem defenda que esta data assinala o início do acasalamento das aves e é o mês oficial do início da Primavera.

Actualmente é uma data na qual se celebra a união entre duas pessoas e em todo o mundo é comemorado como um pretexto para os casais de namorados trocarem presentes.
Ana S., Teresa C., Ivo M., Marco C. e Paulo F.

Sem comentários: