O ano de 2009 foi marcado por acontecimentos em diversas áreas.
Um dos mais relevantes foi a eleição de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos. Um presidente que veio trazer muito de novo em relação ao governo anterior. É verdade que Bush deixou a fasquia baixa mas Obama esmerou-se e fez um trabalho notável, principalmente no que diz respeito à guerra no Irão, tendo mesmo recebido um Nobel da paz.
Também nos Estados Unidos, Bernie Madoff foi condenado a 150 anos de prisão pela maior fraude financeira mundial que originou perdas de cerca de 50 mil milhões de dólares tornando-a histórica, pois nunca um único homem tinha levado a cabo uma fraude tão grande como esta.
Em Itália houve um sismo de grandes dimensões. O sismo atingiu a intensidade de 6.3 na escala de Richter e teve epicentro na cidade de L’Aquila e atingiu a região de Abruzzo mesmo no centro de Itália.
Outro acontecimento importante de 2009 foi o alastramento da gripe A , provocando a morte de mais de 150 pessoas no México.
Já na Coreia do Norte realizou-se o segundo teste nuclear na sua Historia. Este teste decorreu na instalação subterrânea perto de Kilchu. O Conselho de segurança das Naçoes Unidas condenou a Coreia do Norte.
Um acontecimento que não pode ser ignorado é a crise económica. Começou nos Estados Unidos mas alastrou-se depois à Europa. Como consequência o desemprego disparou em muitos países tendo atingido valores perto de 10% em alguns países, incluindo Portugal.
No que diz respeito à Música, em particular musica pop, o ano ficou marcado pela morte do rei da Pop, Michael Jackson. Aos 50 anos Michael Jackson era o maior fenómeno individual da música pop.
Já no desporto o ano ficou marcado entre outras coisas pelo desempenho da equipa do Barçelona que ganhou tudo aquilo em que entrou, ou seja, seis títulos.
Cristiano Ronaldo também esteve em grande no ano de 2009. Protagonizou a maior transferência mais cara de sempre tendo o Real Madrid pago 94 milhões pelo passe do jogador português ao Manchester United.
elaborado por Carlos Almeida
Sem comentários:
Enviar um comentário