terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O valor do guião


Uma questão monetária esteve por trás da greve de argumentistas na América. Acabada a greve e arrumada a questão financeira, o guionista ganhou relevo e os seus nomes aparecem agora nos cartazes e nos créditos dos filmes, antes do nome do realizador, dando o devido destaque aos guionistas opis a base de todos os bons filmes é o guião, e isso ficou provado inúmeras vezes com filmes bons com actores medianos e filmes pésimos com actores de grande nível.

Claro que bons actores ajudam, assim como uma boa realização e até uma boa banda sonóra. Mas, até aí , e falando por mim, mesmo uma boa banda sonóra é boa em parte porque associo a partes do filme que me marcaram e então tudo parece melhor.

Bem... mas falando dos actores, que também merecem, adorei ver Michael J. Fox e Christopher Loyd em "O regresso ao futuro". E que contributo que eles deram ao filme. A personagem Doc. não seria a mesma coisa com outro actor e Christopher Loyd é de facto brilhante como cientista "alternativo". Mas tudo isso funciona bem porque o guião está bem escrito.


Texto elaborado por :
Carlos Almeida
João Custódio

Sem comentários: