terça-feira, 12 de abril de 2011
A patinagem de velocidade em Portugal
A Patinagem de velocidade é o desporto mais apaixonante que conheço.Em Portugal, este desporto teve o seu in´cio em 1912 , quando as primeiras corridas de patins se iniciaram. Neste período os principais clubes eram o Futebol Benfica, O S.L.B. O grupo Dramático e Sportivo de Cascais, a Associação Desportiva de Oeiras, o Paço de Arcos , nas provas que então se realizavam em Lisboa.
O primeiro grande apogeu deste desporto amador , deu-se nos anos 50,quando nos intervalos dos Campeonatos do Mundo de Hóquei em patins no Pavilhão dos desportos se realizavam provas de corridas em patins , com nomes sonantes como o campeoníssimo Príncipe da CUnha , o Mário Sampaio VIveiros , o Cruz , o Neves de Carvalho , o Raúl Rodrigues de entre outros.Deppois deu-se um longo interregno , até que em 1979, O Sr. Neves de Carvalho com o Sr. José Catel-Branco , então presidente da Federação Portuguesa de Patinagem deram um novo impulso à modalidade. Em 1979 , a selecção nacional participou nos Europeus absolutos de Pamplona em Espanha, ainda com patins de Hóquei. O atraso de Portugal nestaq veretente da patinagem em relação aos outros países europeus era enorme. No entanto, com a vinda de técnicos italianos no início da década de 80, a patinagem de velocidade começou a progredir lentamente, começando a aprecerem novos clubes.
COntinuaram-se várias participações portuguesas em Campeonatos Europeus e Mundiais. Com pouca experiência internacional, patinadores tais como >Gonçalo Andrade, Luís Mota ,Pedro Sampaio VIveiros, Jacinto Fragoso, Luís ALmeida e ANtónio Pinto viam-se e desejavam-se para evitar as ultimas posições do pelotão.
Em 1994, veio o grande período de glória da Patinagem de velocidade , com a introdução dos patins em linha de velocidade , primeiro com 5 rodas de 84mm e mais tarde , no início do século. XXI, já bastante mais sofisticados , com 4 rodas de 110mm e botas feitas por medida em fibra de carbono e kevlar. As primeiras medalhas portuguesas apareceram em 2002 , nos Europeus de Paços de Ferreira.
Em 2008, nos europeus de juniores em Stagersee na Dinamarca , DIogo Marreiros conquistou o 1º título europeu para Portugal, nos 20km a eliminar. No ano seguinte , em Oostende , Bélgica, O luso-polaco Martyn DIas vence o 2º título individual para Portugal nos 10.000m por pontos e nos Mundiais da China no final de 2009 vence a medalha de bronze na mesma distÂncia , feito único na patinagem de velociadade portuguesa. Depois desses 2 anos de glória para Portugal, os resultados decaíram a partir daí. Mas o que é certo para os aficionados desta modalidade é que os patinadores portugueses já se encontram nos lugares cimeiros em termos de resultados europeus. Deixámos de ser os coitadinhos da Europa tal como sucedia no final dos anos 70 e início dos anos 80.
Por Pedro Sampaio
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário