segunda-feira, 4 de junho de 2012

Os jogos são terapêuticos

Gostaria de sugerir 2 jogos de computador que voltei a jogar recentemente - Tropico 4 e 007 Blood Stone - completamente diferentes entre si, mas que acabam por dar vontade de jogar uma e outra vez, em modo MEDIUM e depois HARD.

Tropico 4 é um jogo de estratégia, em que somos um ditador de uma pequena república das bananas, em que temos que agradar todas as facções - comunistas, capitalistas, religiosas, militares, ambientalistas, etc - se não quisermos ser depostos num súbito golpe de estado, em que nos atacam o palácio.

Em 007 Blood Stone, um third person shooter, a acção passa-se pouco depois do último filme  Quantum of Solace, e temos de lidar com uma série de ameaças terroristas à paz mundial, bem como do Reino Unido. As vozes e os rostos pertencem mesmo a Daniel Craig e Judy Dench. A cantora Joss Stone tem uma participação como a bond girl, para além de cantar o tema-título.

Considero estes jogos terapêuticos pelas seguintes razões: Tropico 4 pois satisfaz a nossa necessidade de controlo e de manipulação de pessoas, bem como gerir as necessidades das pessoas (e as pessoas têm sempre novas necessidades);  007 Blood Stone porque desanuvia fazer tiro ao alvo aos maus, dá para descarregar muito do stress que temos, para além de apurar os nossos sentidos e a nossa capacidade de reacção.

Por: Ricardo Martins

Sem comentários: