Parece que este ano só vamos ver futebol nacional no cabo, mais precisamente na Sport TV. As três emissoras (RTP, SIC e TVI), não mexeram os cordelinhos à bolsa para transmitirem um jogo por jornada da Primeira Liga onde entrasse pelo menos um dos três grandes (Porto, Benfica e Sporting).
A TVI comprou os direitos para transmitir a Supertaça Europeia e um jogo por jornada da fase de grupo e um por eliminatória e a grande final da Liga dos Campeões, a SIC preferiu a Liga Europa que funciona praticamente nos mesmos moldes da Liga dos Campeões, enquanto a RTP prefere os jogos da fase de qualificação da Selecção Principal rumo ao Mundial 2014, que se realizará no Brasil, e das Selecções das camadas jovens mais precisamente a de Sub-21. Que até ao momento não sei se a RTP ou outro operador ficou com estes direitos de tramissão referente às selecções. Mas em relação à RTP fazia qualquer sentido ficar com os direitos televisivos das Selecções, porque é uma competição de futebol que cabe dentro do serviço público do canal estatal já que o segundo prepara-se para ser privatizado.
Na minha opinião, também acho que as competições europeias são futebol de serviço público mas em relação às competições nacionais será que vai ter total cobertura por parte da Sport TV. A Primeira Liga, a Supertaça, a Taça da Liga e a Taça de Portugal. Esta última nas duas últimas temporadas só a final é que foi transmitada em sinal aberto pela RTP1, Enquanto, as restantes foram divididas pelos restantes operadores.
Agora pergunto-me será que as pessoas estão disposta a gastar 25 Euros do seu orçamento familiar para ver futebol nacional ou então ir aos cafés, tascas e restaurantes consumir cafés, cervejas ou tremossos só para ver os jogos. Neste ponto vista até pode ser um bom indício para o negócio da restauração que é um dos sectores mais penalizados pela crise com o aumento do IVA de 13 para 23%.
Contudo acho que devia de haver um acordo entre os três operadores televisivos nacionais com a Olivedesportos para transmitirem em vez de competições nacionais, os jogos dos clubes em sinal aberto. Por exemplo, a TVI ficava com todos os jogos das competições nacionais referentes ao Sporting, a RTP com os dos Porto e a SIC com os do Benfica. Assim os Portugueses escusavam de aderir à Sport TV ou ir para os cafés.
Por: Mário Domingues
Sem comentários:
Enviar um comentário