segunda-feira, 30 de julho de 2012

O degelo

Há dias ouvi na televisão uma noticia que me despertou a atenção, que consistia na perda de gelo da capa glaciar da Gronelândia. Uma noticia a primeira vista banal porque todos os verões as capas de gelo tanto do Ártico e do Antartico derretem.
Mas depressa passou de banal para preocupante quando me apercebi da dimensão da perda de gelo, 97%... em apenas quatro dias. Uma perda tão grande e num curto espaço de tempo que os centistas da nasa pensavam que havia algum problema com os satelites.
Isto e um aviso que o clima do planeta esta a aquecer a um ritmo alarmante em parte devido pelo homem e tambem pela subida natural da temperatura da terra, que tem sofrido flutuações  ao longo da sua historia. O homem com a sua insaciavel busca dos recursos"faceis" recorre a fabricas que contaminam a atmosfera e que ajudam  a implir o chamado "Efeito de estufa" que por sua vez aumenta em grande escala a temperatura do nossso planeta.
E se continuar neste ritmo haverá muitas mais noticias como esta a medida que os gelos derretem e o nivel de agua aumentam, dificulatando ainda mais a vida do ser humano.

 
Imagem da esquerda Gronelândia com a capa de gelo normal.
Imagem da direita vista da Gronelândia depois do degelo

Por: Ricardo Cóias 

Sem comentários: