quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O Polvo

Recomendo que vejam ou revejam a série O Polvo - La Piovra.

O Polvo é uma serie italiana produzida pela RAI 1 que conta a historia do comissário Corrado Cattani, interpretado pelo actor Michele Placido e a sua luta contra a máfia siciliana. Foi a série que consolidou definitivamente a carreira de Michele Placido. É considerada a melhor série italiana de todos os tempos com 10 temporadas, realizadas entre 1984 e 1999.

Em Portugal, a série teve grande sucesso e foi transmitida em horário nobre pela RTP, e só foi transmitida até à 4ª temporada culminando com morte do comissário Corrado Cattani.


Curiosidades:

O personagem de Puparo , foi baseado em Bernardo Provenzano, o Padrinho mafioso que se encontrava em fuga às autoridades desde 1963.

Como alguns actores italianos se recusaram a participar na série, a produção teve que recorrer a actores franceses, alguns deles conceituados como Bruno Cremer, Paul Guers e François Périer. Vários desses actores tiveram que ser dobrados por não saberem falar italiano, contudo a produção quis que os papéis de "Corrado Cattani" e "Davide Licata" ficassem com actores italianos.

As filmagens decorreram na Sicília, Roma, Milão, Praga, Suíça, Nova Iorque, Senegal e Turquia.

Por João Marques

Japoneses sincronizados

Para esta semana sugiro que espreitem este video em que aparece um grupo de japoneses a caminhar sincronizados é muito engraçado.

por Manuel Filipe


Sugestão de Leitura

Timbuktu de Paul Auster


Há dias li um livro bastante interessante e  diferente.
Diferente porque lemos o livro através dos olhos de um...cão
Isso mesmo, um cão, ou mais exactamente Mr. Bones.
Mr. Bones é um cão já adulto que vive uma dúvida existencial, por um lado pensa no estado do seu dono Willy G. Christmas. um poeta, que está no fim da sua vida e que quer deixar o seu legado a uma pessoa amiga em Baltimore. E por outro, pensa no que irá ser o seu futuro sem o dono e largado nas ruas turbulentas de Nova York.
Á medida que eles fazem a viagem até Baltimore, Mr Bones vai nos contando a vida do dono e da sua vida tambem.
No fundo e um livro que nos conta os pensamentos de um cão e isso que o torna diferente e interessante.

Por: Ricardo Cóias

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Mais Uma Onda de Esperança

Mais uma onda de esperança, com a vitória de Barack Obama nas eleições Norte-Americanas de 2012.
Com esta vitória as bolsas europeias dispararam em alta. E a maior parte dos americanos regozijaram com esta notícia.
Barack Obama conseguiu ser reeleito graças à sua vantagem no colégio eleitoral – conquistou mais do que os 270 votos eleitorais necessários para qualquer candidato alcançar a Casa Branca. E também assegurou uma ligeira vantagem no voto popular.

Por: Manuel Filipe e Ricardo Coias



A mente criminosa

Ultimamente tenho visto uma série antiga, favorita de muita gente, mas que não é do meu tempo. Trata-se de Columbo, que passa na RTP Memória, diariamente por volta das 20h40.

A série começa sempre com um crime, um assassinato que é cometido, regra geral bastante bem planeado, quase a ponto de ser o crime perfeito. E vemos quem é o criminoso, ao contrário da maior parte das séries policiais. Durante o resto do episódio, seguimos o detective Columbo, do departamento da polícia de Los Angeles, a tentar caçar o assassino, sendo que o jogo de gato e rato entre ele e o criminoso é engraçado de se ver.

Regra geral, o assassino é interpretado por um actor bastante conhecido da altura. Janet Leigh, Patrick McGoohan, Robert Vaughn, Honor Blackman, Vera Miles, Donald Pleasence, Leonard Nimoy são alguns dos nomes que passaram pela série.

Com a sua velha gabardina encardida, enxovalhada, cabelo despenteado, e maneiras desleixadas, Columbo é um detective fora do dos padrões a que estamos habituados, enganando várias vezes o criminoso, levando-o a crer que ele é incompetente e nunca apanhará o culpado. Nada poderia estar mais longe da verdade...

Por: Ricardo Martins