quarta-feira, 17 de abril de 2013

Historias de Zeca Afonso



A obra musical de José Afonso era «tão complexa do ponto de vista poético como musical».«Talvez por não ter formação musical, a obra de José Afonso era bastante complexa, já que ela mudava de compasso a meio das cantigas e isso tornava tudo bastante difícil e especial»,
Viriato Teles




José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos nasceu a 2 de Agosto de 1929 em Aveiro.
José Afonso foi um cantor de fados de Coimbra e também foi um cantor de intervenção e de música popular portuguesa.
Em 1981 é-lhe diagnosticada a doença que depois o viria a Matar-  Esclose lateral Amiotrófica. Em 29 de janeiro de 1983 teve que dar um concerto no coliseu dos recreios em lisboa para poder comprar os medicamentos que eram muito caros, e para ir para Paris fazer fisioterapia e Natação.
Deu Entrada no hospital de setúbal 21 de fevereiro ás 16:00 Horas com uma insuficiência cardiorrespiratória aguda e veio a morrer no dia 22 de fevereiro de 1987 ás 03.00 horas da Madrugado.
O funeral dá-se no dia 23 de fevereiro de 1987 às 16 horas n o cemitério de Setúbal. Ao funeral foram mais de 60,000 pessoas era uma terça-feira e chovia. Quem levantou a urna de José Afonso foi o José Mário Branco, o Sérgio Godinho, o fausto Bordalo Dias e o padre Fanhais (Francisco Fanhais)
 
 
por João Marques
 
 
 
para saber mais pode consultar estes links
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Afonso
http://www.aja.pt/biografia/
http://www.slideshare.net/complementoindirecto/jos-afonso-4418802

quarta-feira, 10 de abril de 2013

SEM NOME DE LUGAR


Entram lá mendigos pela calada da noite. Levam canções de silêncio. Uma companhia ébria, de ocasião.

Quantos estertores, quantos arrepios e quantos suores naquelas estreitas paredes já não se envolveram?
 
Meu amor de um dia ternura de espaço, tempo de um abraço a vida assim quis? Sol e maresia, alto céu azul, aves de ida ao sul, levam- te quem diz!

Por Otília Ferreira