quinta-feira, 26 de novembro de 2009

África do Sul 2010


Estamos lá! Portugal conseguiu, depois duma fase de grupos com muitas peripécias e contas, o tão desejado apuramento para a fase final do Campeonato Mundial de Futebol a ser realizado na África do Sul.
À partida, o nosso país era favorito a ser 1º classificado no seu grupo de apuramento, mas não foi assim que se passou de todo. Portugal esteve à beira de ser eliminado tendo de participar num “Play-off” com outro dos segundos melhores classificados do seu grupo, a Bósnia-Herzegovina. As duas mãos do “Play-off” foram ganhas por Portugal com um golo em cada jogo. Realçar a nunca antes vista demonstração de falta de “fair-play” por parte dos adeptos bósnios. A selecção foi duramente recebida no aeroporto de Sarajevo e no início do jogo houve uma clara falta de respeito pelo hino nacional. É muito triste quando um jogo de futebol é encarado com tamanha falta de desportivismo.
Mesmo com 2 vitórias e resultante apuramento, a sensação de que o trabalho de Carlos Queiroz na selecção ainda não convenceu, ficou no ar. Talvez nos jogos amigáveis que vão preceder o início do África do Sul 2010, a confiança e entusiasmo na nossa equipa possa ser restabelecido.

Texto por Edgar Pacheco, Bruno Cardoso e João Custódio

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Tão pouco para dizer tanto "Dia Mundial de Luta contra a Sida"

Tenho a minha mão aberta

à espera de se fechar...

António Variações





Talvez assim tenha Prometeu roubado o fogo do Olimpo. Divino e mortal, Heroi, o mortal venceu. Se, por vezes, pensamos assim é porque nos sentimos a transcender um limiar desconhecido que só o arrojo nos faz desafiar um encantamento é certo mas parcial: parcial porque à frente do seu tempo, arriscado por enfrentar o desconhecido frágil por contar apenas com a própria coragem.

Um sonho representa realidades que como ele e com ele se esbatem. É talvez deste modo que se fenesse na juventude acreditando na energia do ser a pulsar em uníssono com o desaparecimento.


Tão pouco para dizer tanto. O trágico que é continuar a morrer-se - que custe a crer, aos milhões - no Séc. XXI da nossa era à foice do HIV. Mesmo crianças já nascem entregues ao combate inglório com o Virús até vidas que se prolongam, alongadas em tratamentos cuidados mas hesitantes, como se a própria morte fosse a aliada única a sustentar durações de vidas que já a si mesmas se ignoram.





Dia 1 de Dezembro - Dia Mundial da Sida


Elaborado por: Otília Ferreira

20 Anos após a queda



Após a derrota da Alamanha na II Guerra Mundial a Alemanha foi dividida em quatro zonas de ocupação, com o Acordo de Potsdam, cada zona era controlada por uma das potências Aliadas: Estados Unidos da América, Reino Unido, França e União Soviética.


O Muro de Berlim dividia a cidade ao meio e simbolizava a separação do mundo em dois blocos: A Republica Federal da Alemanha e República Democrática da Alemanha assim, demarcava-se a Alemanha Ocidental da Alemanha Oriental. As fronteiras passaram a representar a chamada "cortina de ferro" entre a Europa Ocidental e o Bloco de leste.

O Muro de Berlim foi construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda.

Só começaria a ser derrubado a 9 de Novembro de 1989, após 28 anos de existência.


Elaborado por Edgar Pacheco, Carlos Almeida e Otília Ferreira



Para a ambiêcia do Blog...Em Outubro e boa companhia


O nosso silêncio é um tecido de murmúrios
Que veste as grandes cidades
Com a alma dos subúrbios

Polida pedra da rua
Deixa passar as saudades
Que não moramos na lua

Tudo o que fala e nos diz
Tem o seu jeito de casa
Para o que não é feliz
A cumprir seu quis, não quis
Em rumo de nuvem e asa.


Elaborado por Otília Ferreira

terça-feira, 17 de novembro de 2009

40 anos de Rua Sésamo


A série infantil "Rua Sésamo" de que Portugal bem se recorda, apesar da brevidade que teve entre nós, é considerada a mais célebre, no seu género, do mundo.Com personagens como Popas, Guiomar, Ferrão, o Becas e o Egas, Rua Sésamo ensinava aos mais pequenos o aeiou e o 123 duma forma engraçada e lúdica. Foi lançada nos USA ha quarenta anos por Jim Henson, criador também dos célebres Marretas.

"Sesame Street", longa vida. Por um olhar atento, por um sorriso feliz, pela compreensão a acordar.






Texto por Otília Ferreira e João Custódio