segunda-feira, 28 de maio de 2012

E na Tv...

Só recentemente tive a oportunidade de ver de forma mais regular a série Sherlock Holmes, que está a dar na RTP Memória às Quinta à noite.

Como fã do detective criado por Conan Doyle, depois de ler os livros, era reticente em ver, principalmente depois de ter visto as duas encarnações brilhantes de Basil Rathbone e Peter Cushing. Em boa hora mudei de ideias, pois esta adapção britânica dos anos 80 tem o Holmes definitivo. Jeremy Brett é brilhante, convencido, e com as crises de mau génio típicas do detective.

A recriação de época é de luxo, com os cenários perfeitamente escolhidos, conforme as descrições literárias, e o guarda-roupa e adereços também são rigorosamente escolhidos.

Para mim, esta é o tipo de série que me enche as medidas. Prefiro séries cujo enredo é auto-contido num só episódio, sem termos que estar a ver os outros episódios, como se fosse uma novela. Além disso, Sherlock Holmes é policial/ de mistério que sempre foi o meu género preferido.

Por: Ricardo Martins

Era uma vez... (No Futebol)

E porque vem aí o EURO 2012.

O Futebol começou a divulgar-se no nosso país nas décadas finais do século XIX, trazido por estudantes portugueses regressados de Inglaterra. Desta forma o futebol começou por chamar a atenção da alta sociedade, sendo marcado pela rivalidade luso-britânica. Depois, o jogo espalhou-se, sendo praticado em colégios e levando á fundação de clubes um pouco por todo o país. O primeiro encontro Lisboa-porto realiza-se em 1894, a ele tendo assistido o rei D.Carlos. O clube internacional de futebol (fundado em 1902) foi a primeira equipa portuguesa a jogar no estrangeiro, derrotando, em 1907, o Madrid Futebol Clube na capital espanhola. Dos clubes actualmente mais importantes da modalidade em Portugal, o mais antigo é o Futebol Clube do Porto, que foi fundado em 1893 por António Nicolau de Almeida, embora só a partir de 1906, depois de um interregno na actividade foi definitivamente impulsionado por José Monteiro da Costa, entre outros. O Sporting Clube de Portugal foi fundado em 1906 pelo Visconde de Alvalade e pelo seu neto José de Alvalade. O Sport Lisboa e Benfica nasceu da fussão, em 1908 do SportLisboa (fundado em 1904) com o grupo Sport Benfica. São todos clubes que tradicionalmente têm várias modalidades mas que dão grande realce ao futebol (o que é pena). Na primeira década do século XX houve já tentativas de organização de competições. O primeiro campeonato nacional, porém, só se disputaria em 1921-22. O futebol Português  alcançou já importantes sucessos internacionais. Nos anos 60, o Benfica ganhou por duas vezes a taça dos clubes campeões europeus. O Sporting ganhou a taça dos vencedores das taças em 1964. O Futebol Clube do Porto alcançou a taça dos clubes campeões europeus em 1987, a taça Intercontinental no mesmo ano, a supertaça Europeia no ano seguinte e a taça UEFA em 2003. A Selecção nacional sénior ficou colocada em 3º lugar no campeonato do mundo de 1966 (realizado em Inglaterra) e nos campeonatos da Europa de 1984 (em França) e de 2000 (na Bélgica e na Holanda). Nos escalões mais jovens, destacam-se dois títulos mundiais obtidos em 1989 - 1991 respectivamente na Arábia Saudita e em Portugal. Mas o verdadeiro marco na história do futebol no nosso país foi a organização do campeonato da Europa em 2004.

Por: Ricardo Machado

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Museus

O que dizem, no seu povoado silêncio? Quando ouço o que segredam, posso escutar: continua mudando! E um pacto com futuro estabelece-se, sem determinismos, a delimitar também a outra margem do Presente.
"nunca nos banhamos duas vezes na água do mesmo rio...", Herodoto.
Multidão e ser fluido e percepção, imagem e olhar. Cruzamo-nos num diálogo que se questiona, porque nós perante a alteridade nos reconhecemos sem perder para o ostracismo a individualidade.
És. Sou. No espaço e no passo. Com um convite forte e gentil: tens uma identidade, ascende à tua biografia. 

Depois deste preâmbulo sugeria uma visita ao Museu Nacional de Arte Antiga onde estâo patentes várias exposições de epocas diversas entre as quais a do "Virtuoso Criador" de Joaquim Machado de Castro  em que pode, a par desta ver tambem ver outras esculturas do artista. Aberta de 18 de Maio até 30 de Setembro, na galeria de exposições temporarias no piso 0 do Museu, roteiro de tempo a não perder.

Por Ricardo Cóias e Otília Ferreira.

Sugestões


Esta semana, temos duas coisas que gostariamos de propor. Se alguém estiver interessado em ir, não hesitem em contactar.

- Em teatro, temos a peça Os 39 Degraus, no Olga Cadaval, no dia 25 de Maio, às 22h00, baseada no filme homónimo de Alfred Hitchcock, um thriller sobre um homem injustamente acusado de um crime que se põe em fuga, e pelo caminho apaixona-se por uma bela loira;

- Em cinema, o filme Sombras da Escuridão, realizado por Tim Burton, que nos dá sempre um universo maravilhoso e diferente do cinema comercial habitual. O actor-fetiche do realizador, Johnny Depp é o protagonista.

Por: Ricardo Martins

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Proposta da semana: Visitar Exposições de Fotografia

BES Photo 2012


14 Março 2012  a 27 de Maio 2012
Local: Museu Berardo (CCB)
Preço : Entrada gratuita


O prémio BES Photo é uma iniciativa anual do Banco Espírito Santo que, em parceria com o Museu Coleção Berardo, visa premiar artistas portugueses ou residentes em Portugal,que trabalham no campo da fotografia. 

Foto de Mauro Pinto Vencedor BES 2012



World Press Photo 2012



27 abril a 20 maio
Local: Museu da Eletricidade Sala de Exposições
Preço: Entrada gratuita

A edição deste ano reúne mais de 160 fotografias premiadas no âmbito de um concurso ao qual 5247 fotógrafos de 124 países candidataram mais de 101 mil imagens.


Foto de Samuel Aranda vencedor da World Press Photo de 2012


 
Por Ricardo Coias e Ricardo Machado

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Obrigatoriedades


Não deixa de ser intrigante, com o passar dos anos, a sensação da inevitabilidade de comemorar de certas datas. Todos os anos temos que levar com o discurso do Presidente da República, de cravo na lapela, no 25 de Abril, e as televisões sentem-se na obrigação de darem horas intermináveis de emissão com documentários, reportagens, e entrevistas, mesmo que a data já não signifique grande coisa para a maioria dos portugueses.

Ora, esta "obrigação" de se comemorar o 25 de Abril faz-me lembrar alguns fundamentalismos como o do exigir-se das pessoas entrarem no espírito natalício, acumulando compras para pessoas que só vêem uma vez por ano, aturando a família com a qual mal têm conversas o resto dos meses. Também no dia de São Valentim exige-se que uma pessoa tenha namorado ou namorada, sendo (mais) uma maneira de fazer as pessoas sentirem-se mal se não aderirem, e de lembrar o quão miseráveis são e o quão indignas são de pisar a face da terra, caso não tenham companheiro/a.

Não consigo aprovar essas obrigações. Porque, na verdade, considero-as tema para encher chouriços para se evitar falar de assuntos mais importantes. Não sou contra as datas em si, sou sim contra a dimensão que a sociedade imprime nesses eventos, e o egoísmo em pensar que não haja ninguém que não queira comemorar.

Por: Ricardo Martins

Propostas de saída para esta semana

10 Cidades Mexicanas Património Mundial


Até 27 de Maio 2012

Das 10:00 às 19:00
Entrada: €6
Até 27 de Maio estará patente no Parque de Monserrate a exposição “10 Cidades Mexicanas- Património Mundial

Esta exposição, iniciativa da Associação Nacional de Cidades Mexicanas, pretende ultrapassar fronteiras para dar a conhecer uma parte do México, apresentado a riqueza cultural e patrimonial destas cidades.

Sendo Sintra também área classificada Património Mundial pela UNESCO, e tendo em conta a recente recuperação e reabertura do Jardim do México no parque de Monserrate, a Parques de Sintra considerou ser este o momento e local certos para a exposição de 40 imagens a cores fortemente representativas da cultura e património mexicanos.

Para mais informações http://www.parquesdesintra.pt/


Fernando Pessoa - "Plural como o universo"

Até 6 Maio 2012
Das 10:00 às 18:00
Edifício Sede
Entrada: €4

Dedicada a Fernando Pessoa e aos seus heterónimos, esta exposição pretende mostrar a multiplicidade da obra do poeta, conduzindo o visitante numa viagem sensorial pelo seu universo, para que leia, veja, sinta e ouça a materialidade das suas palavras. Esta exposição reúne poemas, textos, documentos, fotografias e pintura, onde se incluem raridades como a primeira edição do livro Mensagem, com uma dedicatória escrita pelo poeta.

Fernando Pessoa, Plural como o Universo é uma colaboração entre a Fundação Roberto Marinho e o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo (Brasil), com o apoio da Fundação Gulbenkian.

Para consultar a programação especial visite www.gulbenkian.pt/

Por Ricardo Coias e Ricardo Machado

Para variar, livros

Uma das razões que nos fazem ler livros, quanto mais não seja de forma inconsciente, é a capa. Talvez não seja muito positivo da minha parte dizer isto, devido ao provérbio "Não julgues um livro pela capa", mas acredito que uma capa com um bom design e uma imagem chamativa pode atrair todo um novo leque de leitores.

Vem esta conversa a propósito de uma colecção de livros que aprecio muito, os policiais da Vampiro, dos Livros do Brasil, em que estão muitos dos clássicos do género à escala mundial, de reputados nomes como Erle Stanley Gardner, Agatha Christie, Dashiell Hammett, Raymond Chandler ou Leslie Charteris. A colecção já não vai para nova, é verdade (já conta mais de 60 anos!!) mas o design das capas é quase sempre intrigante (por vezes contém até pistas para o deslindar do mistério), levando-nos a ler um livro que muitas vezes pelo título não estávamos assim tão interessados.


Acima vemos algumas demonstrações da qualidade criativa do grafismo da colecção.

Por: Ricardo Martins