Esta música foi feita para ser uma música banal como todas as outras para se ouvir e gostar, mas por obra do destino, esta música quebrou barreiras e foi muito para lá disso.
Grândola, Vila Morena foi composta como homenagem à "Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense", onde no dia 17 de Maio de 1964, José Afonso fez uma actuação.
A música de José Afonso ou “Zeca” Afonso foi gravada em 1971 mas foi em 1974 que ficou mundialmente conhecida, como sendo uma impulsionadora de uma das datas mais importantes da história mundial, a queda da mais longa ditadura vigente na europa.
Nas primeiras horas do dia 25 de Abril ouvia-se nas rádios esta canção, para as tropas que saíram dos quarteis horas antes, pudessem entrar em Lisboa para assim destituir o governo que ate ai governava ditatorialmente o país.
Mas esta musica sempre ficou no ouvido das pessoas quando alguma coisa não estava bem com o país e necessitavam de se expressarem contra aquilo que não gostavam.
E isso aconteceu, passados 39 anos, em 2013 o que prova que esta música é intemporal.
O descontentamento das pessoas para com o governo português, por causa da grande crise financeira fez com que esta música voltasse as gargantas já cansadas dos portugueses.
Quando em plena assembleia da república ouviu-se novamente a canção, foi o mote para ser cantada em todas as manifestações de desagrado onde estavam presentes políticos.
E acredito que esta música nunca mais vai ser esquecida e vai ser cantada muitas mais vezes .
Para conhecerem mais aprofundamente esta canção siga estes links:
E para conhecer quando esta musica despertou o sentimento de revolta das pessoas em1974:
Por Ricardo Cóias
Sem comentários:
Enviar um comentário