quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Violento?


É Django um filme violento? Sim, é. Será assim tão violento que justifique a censura americana, e o respectivo atraso na estreia? Duvido muito. Aliás, os filmes sempre foram um bode expiatório fácil para todo e qualquer acto de violência que acontece na vida real, sendo que é bem mais seguro culpá-los mais os jogos de vídeo, do que reflectir o que realmente está de errado na sociedade.

Django também é provocatório, pois mostra de forma gráfica os actos que os brancos exerciam sobre a comunidade negra, na segunda metade do século XIX, tanto mais incomodativo pois é algo que os americanos não querem lembrar, preferindo filmes mais pacificados e conciliatórios.

Vagamente baseado num western spaghetti dos anos 60 (assim chamados, pois eram westerns filmados na Europa, normalmente na Itália e com actores italianos, posteriormente dobrados para o mercado internacional), conta a estória de um escravo (Jamie Foxx) que é libertado por um caçador de prémios (Christoph Waltz) para o ajudar a apanhar uns criminosos e, pelo caminho irá tentar procurar a mulher há muito perdida. Vêm eventualmente a descobrir que esta é agora posse do implacável e astuto Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), que não facilmente abrirá mão do que é seu.
Quem gostou dos outros filmes de Quentin Tarantino, também irá adorar este Django Unchained.

Por: Ricardo Martins

Sem comentários: