terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Casamento Homossexual


O casamento homossexual é sem dúvida uma questão polémica e complexa.Seria simples, se todos encarassem com naturalidade o facto de existir tanto heterossexualidade como homossexualidade.Sim, porque na minha opinião a dificuldade da maioria das pessoas aceitarem a união de pessoas do mesmo sexo prende-se principalmente com o preconceito em relação à homossexualidade em si.E só depois com o casamento.
Há a ideia de que os homossexuais são pessoas desiquilibradas e aberrações, não só pela preferência sexual.Será que não existem heterossexuais desiquilibrados?
Muitas pessoas têm também um problema em aceitar que se use a palavra "casamento" para definir a união entre pessoas do mesmo sexo, agarrando-se talvez à ultima hipótese de contrariar que o casamento gay seja aceite pacíficamente por uma sociedade.Dizem que um "casal" é composto por masculino e feminino.Está certo.Mas o Mundo já mudou e evoluiu em muitos e variados aspectos, concerteza conseguiremos alargar o espectro da palavra "casamento" para que todas as pessoas possam viver descansadas que os seus sentimentos e direitos enquanto humanos serão levados em conta.
Que mal poderá vir ao Mundo se dois homossexuais puderem juntar-se e chamar casamento a uma união entre duas pessoas que se amam?Só diria bem da nossa sociedade.
"União entre duas pessoas que se amam".Lembra-me algo...



Texto por João Custódio

Tarde de Poesia

"Inferno de Amar"

Este inferno de amar como eu amo
Quem mo pôs aqui na alma, quem foi?
Esta chama que alenta e consome
Que é a vida e que a vida destrói
Como é que se veio atear?
Quando, ai quando, se há-de ela apagar?

Eu não sei, não me lembra o passado
A outra vida que dantes vivi
Foi um sonho talvez, foi um sonho
Em que paz tão serena o dormi
Oh que doce era aquele sonhar...
Quem me veio, ai de mim, despertar?

Só me lembra que um dia formoso
Eu passei. Dava o sol tanta luz!
E meus olhos que ardentes os pus
Que fez ela? Eu que fiz? Não o sei
Mas nessa hora a viver comecei.

João Baptista Leitão de Almeida Garret, 1854

Dito por Otília Ferreira

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Os meus Objectivos para 2010

Os meus objectivos para 2010 são muito simples; gostava de têr uma inserçao no mercado de trabalho, com algo que me realizasse profissionalmente e da qual conseguisse retirar algum proveito económico. Em termos psicológicos gostava de me sentir fortalecido de forma a conseguir enfrentar melhor o dia-a-dia. Assim sendo vou desencadear uma procura activa de trabalho com a terapeuta ocupacional e tentar ser forte o suficiente para enfrentar as dificuldades no dia a dia.

Elaborado por Bruno Cardoso

Sejamos leitores


“A nossa idade: as tuas mãos nas minhas”, Jorge de Sena


Alexandre Honrado, o Autor, nasce em Lisboa, a 1de Novembro de 1960.
Brilhante Historiador de Arte, exímio na Cultura antiga, moderna e contemporânea, diversificada e vasta, em que se fundamenta, conhece e domina também, na Teoria e na Prática, as Ciências da Comunicação e as Novas Tecnologias.
Assim sendo, Antigo e Moderno em realizar, participa do existencial e do essencial numa privacidade de intelecto e de gosto que muito poucos desvendam.
A Sua ironia é uma filosofia do trato, a sua sensibilidade propõe futuro sem utopia.
Exigência e dádiva caracterizam-no tal como a limpidez do dizer. Secretamente ausente das próprias mensagens, é aquele que sabe não opacificá-las, corajosamente presente nelas, dá-lhes o vaticínio da Poesia sobre o do pragmatismo estéril.
Individual, social e universal, com singularidade surpreende, acarinha e exige.
Tempo sem tempo, idade perfeita, como diz do seu livro ao tão jovem leitor: “Depois de leres, dá-o a ler aos teus pais”.
Assim se cumpre como escritor na saga de uma vida maior com palavras e situações lucilantes de um quotidiano à espreita.

Das Ideias uma ideia


Leitor que se inicie na obra de Alexandre Honrado afina os sentimentos pelas edificações de um grande escritor e, como é sugerido, percorre uma senda iniciática.
Há uma chave simbólica que une estes dois aspectos – beber da fonte do sonho nunca irreal.
Tempos rolarão e os indícios continuaram a marcar as pistas para a esperança de sermos completamente humanos.
Amigo que também lês, segue “Na Pista de Uma Estrela”. Um dia sem hora nem data, elegeremos o que nos redime e nos orienta.


Texto por Otília Ferreia

A mudança de Portugal


Em Portugal fala-se muito em como tudo está mal. O governo é o alvo mais fácil de todas as acusações. A maneira como governa, a corrupção entre políticos, etc.
Mas não vejo ninguém a fazer melhor. Enquanto não houver mudança nos portugueses enquanto pessoas, podem vir os governos que vierem que o estado e situação do país não vai mudar tanto como seria bom ou desejável.
Porque se queixam as pessoas que a corrupção é errada, quando por exemplo são eles próprios a tentar dar a volta a um polícia quando confrontados com uma multa a pagar.
Falam de Sócrates mas dada a oportunidade de comprar uma licenciatura em vez de ter o trabalhão de estudar para a obter ou beneficiar familiares em algo, todos o fariam. Seriam trouchas em não o fazer, é o que se passa na sua cabeça. É condenável e todos condenam mas todos o fazem.
A Esperteza é valorizada em Portugal. A honra ou o trabalho nem tanto.
Dada a escolha entre receber uma enorme fortuna ou trabalhar para a obter todos escolheriam rapidamente a enorme fortuna.
Toda a gente condena a governação de Sócrates mas enquanto as pessoas não mudarem, o país não avançará.


Texto por João Custódio

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Revisão 2009



O ano de 2009 foi marcado por acontecimentos em diversas áreas.
Um dos mais relevantes foi a eleição de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos. Um presidente que veio trazer muito de novo em relação ao governo anterior. É verdade que Bush deixou a fasquia baixa mas Obama esmerou-se e fez um trabalho notável, principalmente no que diz respeito à guerra no Irão, tendo mesmo recebido um Nobel da paz.
Também nos Estados Unidos, Bernie Madoff foi condenado a 150 anos de prisão pela maior fraude financeira mundial que originou perdas de cerca de 50 mil milhões de dólares tornando-a histórica, pois nunca um único homem tinha levado a cabo uma fraude tão grande como esta.
Em Itália houve um sismo de grandes dimensões. O sismo atingiu a intensidade de 6.3 na escala de Richter e teve epicentro na cidade de L’Aquila e atingiu a região de Abruzzo mesmo no centro de Itália.
Outro acontecimento importante de 2009 foi o alastramento da gripe A , provocando a morte de mais de 150 pessoas no México.
Já na Coreia do Norte realizou-se o segundo teste nuclear na sua Historia. Este teste decorreu na instalação subterrânea perto de Kilchu. O Conselho de segurança das Naçoes Unidas condenou a Coreia do Norte.
Um acontecimento que não pode ser ignorado é a crise económica. Começou nos Estados Unidos mas alastrou-se depois à Europa. Como consequência o desemprego disparou em muitos países tendo atingido valores perto de 10% em alguns países, incluindo Portugal.
No que diz respeito à Música, em particular musica pop, o ano ficou marcado pela morte do rei da Pop, Michael Jackson. Aos 50 anos Michael Jackson era o maior fenómeno individual da música pop.
Já no desporto o ano ficou marcado entre outras coisas pelo desempenho da equipa do Barçelona que ganhou tudo aquilo em que entrou, ou seja, seis títulos.
Cristiano Ronaldo também esteve em grande no ano de 2009. Protagonizou a maior transferência mais cara de sempre tendo o Real Madrid pago 94 milhões pelo passe do jogador português ao Manchester United.

elaborado por Carlos Almeida