terça-feira, 30 de março de 2010

Aldeia típica de José Franco


O dia estava cinzento. Ameaçava chuva e essa ameaça concretizou-se. No entanto, quando chegàmos à porta da Aldeia Típica, no Sobreiro, todo o cinzento do dia se dissipou, dando lugar a uma luz de fascìnio e maravilha pelo primeiro vislumbrar das construções do Sr. José Franco.
Cedo começamos a sentir a magia de um lugar cheio de personagens típicas, das suas vidas e costumes. O oleiro, o sapateiro, o barbeiro, o moleiro, todos eles representados ao pormenor, nas suas devidas oficinas.
No Museu desta aldeia em miniatura encontramos várias figuras em barro, como o nosso característico Zé Povinho.Podemos ver os agradecimentos e menções por parte de entidades, uma benção papal e uma comenda da Ordem do Infante D. Henrique, bem como um texto de Jorge Amado sobre o seu grande amigo José Franco.
Por todo o lado há poesia escrita em azulejos a falar dele e da sua nobre arte.
Este oleiro proveniente de uma família pobre, impressiona-nos com esta grande obra. Uma dádiva que nos concede a visão dum legado artístico de alguém que era bom.E que practicava a bondade.
As crianças recebem uma atenção especial nesta aldeia e também neste dia estavam presentes. Mas os adultos decerto não deixarão de impressionar-se com a magnitude do gesto deste grande oleiro e ser humano, que legou uma grandiosidade do seu empenho em tocar todos aqueles que visitam e continuarão a visitar aquele local mágico.

Elaborado por: João Custódio e Otília Ferreira

Óscares 2010


Mais um ano, mais uma entrega de Óscares, mais uma edição que se manteve fiel aos seus principios.
Apesar da grande fama de "Avatar" o Óscar de melhor filme foi para "Estado de Guerra". Uma escolha ponderada que veio assim premiar um filme de orçamento bem mais baixo do que o de "Avatar" e que mostra que o que faz um grande filme são os boms argumentos que mexem connosco.
Também nos Óscares para melhor actor e actriz houve boas surpresas, tendo Jeff Bridges e Sandra Bullock ganho o respectivo prémio. Duas estreias a ganhar que fazem sonhar outros actores.
Há uns anos atrás seria difícil de pensar que a actriz de "Miss detective" podesse ganhar um Óscar, mas a verdae é que Sandra Bullock ganhou o Óscar com todo o mérito. Já Jeff Bridges é um actor que contava já com quatro nomeações mas só desta vez conseguiu o tão ambicionado prémio.
Outro destaque a fazer é Kathryn Bigelow que foi a priemira mulher a ganhar o prémio de Melhor Realizador/a pelo trabalho desenvolvido em "The Hurt Locker".

Os vencedores dos Óscares 2010:
Melhor Filme: "Estado de Guerra";
Melhor Actor:Jeff Bridges - "Crazy Heart"
Melhor Actriz: Sandra Bullock - "The Blind Side"
Melhor Realizador: Kathryn Bigelow - "The Hurt Locker"
Melhor Filme Estrangeiro: "El Secreto de Sus Ojos", Argentina
Actor Secundário:Christoph Waltz, "Sacanas Sem Lei"
Actriz Secundária: Mo'Nique, "Precious"
Argumento Original: Mark Boal, "Estado de Guerra"
Argumento Adaptado: Geoffrey Fletcher, "Precious"
Filme de Animação: "Up", Pete Docter
Direcção Artística: "Avatar"
Melhor Guarda-Roupa: "The Young Victoria"
Melhor Maquilhagem: "Star Trek"
Melhor Cinematografia: "Avatar"
Melhor Documentário: "The Cove"
Efeitos Visuais: "Avatar"
Edição de Som: "Estado de Guerra"
Mistura de Som: "Estado de Guerra"
Edição de Filme: "Estado de Guerra"
Banda-sonora Original: "Up"
Canção Original: The Weary Kind, "Crazy Heart"


Elaborado por: Carlos Almeida

terça-feira, 23 de março de 2010

21 de Março Dia Mundial da Poesia 2010




"Há instantes tão instantes
Desse instante sem sentido
Que o segredo mais secreto se tornou..."
in Homenagem



O poema deflagra e flui, incendeia e apazigua.
Hoje pensei na Teoria da Literatura de Vítor de Aguiar e Silva: "a poesia mora no reino das palavras".
O tempo tem hinos de glória e queixas de luto, mas as palavras perduram, nitida voz de quem com elas compôs o transcendente de si.
Um pensamento de Sofia Frazoa é este: O Futuro é Hoje.
Poesia de Sempre, Visionária, Sobrehumana está _ Porque não? _ com Eugénio de Andrade também: " Dei às aves os meus olhos de beber".
Somos da Pátria da "Pedra Filosofal". Comovidamente saúdo todos os Poetas do meu país.


Do sofrimento
No tempo, as gotas
Estilizaram:
Por esse cristal
Alquimicamente
nos encontramos.


" Senhor Poeta
Vamos dançar
caem cometas
no alto mar".

José Afonso





Elaborado por: Otília Ferreira

Taça da Liga

Há quem diga que a taça da liga nao tem grande importância; há quem diga que é um sucesso. O que eu sei é que o Benfica já a ganhou duas vezes consecutivas em três edições da Taça da Liga.
Num jogo que se previa muito equilibrado, o Benfica acabou por vencer de forma clara por 3-0 num jogo em que o FC Porto mostrou uma pálida imagem. Não pode ter ajudado o facto de terem Hulk suspenso e Varela lesionado mas isso não pode servir de desculpa para tudo. Num jogo marcado pela falta de fair-play dentro e fora de campo por parte dos jogadores do FC Porto e adeptos. Antes do jogo começar, ainda em Alcácer do Sal houve confrontos entre adeptos do Porto e Benfica que lançaram o mote para o que se seguiria já no estádio do Algarve. Aqui os jogadores também estiveram nervosos havendo vários lances violentos em particular de Raul Meireles e Bruno Alves, que poderiam ter visto o cartão vermelho mas foram poupados pelo árbitro Jorge Sousa.
Jorge Jesus conseguiu assim o primeiro troféu ao serviço do Benfica, que continua na luta pela Liga Europa e destacado para vençer o título de campeão nacional.
Elaborado por: João Custódio

terça-feira, 16 de março de 2010

Do Efémero Imortal


Que os seres humanos só materializam os seus actos enquanto transportam em si a Individualidade e a Sociedade, não dúvido. Por isso são tão raros. Assim. Completos e integros, sem terem de invocar exterioridades éticas para se justificarem.

Saberemos onde estão?

A esta pergunta encontramos em nós marcas indeléveis de um algo maior que fala e liberta, cala e cativa.

Rolarão séculos, ideias, nomes...

O ser humano elevar-se-á à altura do sonho melhor _ efémero por circunstância, imortal por atitude.

É a partir desta ideia _ a de partir sem despedir-se _ que do aparente vazio, futuro nasce, como diz o poeta:

"sem mágoa, sem dor nem pranto/sem morte sem despedida". Frágeis de saudade, transparentes de emoção.



Elaborado por Otília Ferreira

Rising Hill


Um projecto meu, em que se encontra música Rock de batidas explosivas.

Este interesse começou em 1995.

No ano de 2006 consegui gravar o primeiro disco de inéditos com 12 temas, que já foi eleito dos meus amigos.

O segundo foi gravado em 2007 com grandes mudanças em termos da batida.

Nesta altura estou a fazer uma pausa, mas com planos um proximo disco ainda em 2010,este com menos Rock e mais Rave.



Elaborado por Joaquim Vieira

Sonhos


Sonhos é a liberdade saída de dentro de nós,
são frases ditas sem magoar.
Sonhos são só nossos e ninguém, nos pode tirar.
É algo que nós próprios que temos que realizar.
E se alguém te disser que os teus sonhos são loucura,
e tu dirás que são sonhos e apenas sonhos,
e apenas sonhos,e ninguém tem o direito de os julgar.


A Vida é um sonho.
É uma miragem
É o despertar para um mundo falso e corrupto,de precoceitos e maldades capazes de destruir.
Neste sonho de vida sai, vencedor o mais corbarde, o mais hipócrita, pois julga que tudo sabe, o verdadeiro sentido da vida.
É o amor.
É o sonho.
É a verdade do nosso coração
E só assim é possível tornar realidade este sonho de vida:
Que é o amor.

Cristina Santos

terça-feira, 2 de março de 2010

Das Ilhas à Ilha




Uma distância de costumes e de mar na proximidade de um voo, de um abraço. temos nomes e somos. Sofremos e o coração é uno. Não só. Corajoso, visionário. Guardou sonhos de flores e pedras que quis eternos, legado para o futuro em seus recantos tão belos quanto exigentes e secretos, respeitados, cultivados e cuidados com amor.

Lembrança de todos os caminhos, desafio do horizonte, mundo das presenças, mundo das ausências.

O sobressalto trágico, que a "Pérola do Atlântico" sentiu, repercutiu-se. movemo-nos como as ondas ao ritmo delas. O sol, muito pálido, deixou-se entrever, tempo passado.

Qualidade e quantidade, caminham e falam de mãos dadas. Os braços dizem: Reconstrução. E um coração, sufocado ainda, interrogando o tempo e o chão, confidenciou: "Mas o desgosto ficou".

Unimo-nos em nome da felicidade. Queremos ser. Sabemos o mar.

Navios de um a outro porto, voos no céu ainda incerto. Madeira, ilha eleita das flores, havemos de reverdescer em breve, ao prenúncio da Primavera...

Otília Ferreira-natural de S. Miguel

Concurso Universal

Sexta-feira, dia 26, deu-se um concuro entre 2 equipas, chamado Concuro Universal. Organizado por mim , João Custodio , o Concurso Universal é um jogo onde existem 5 categorias temáticas. Cada uma tem 3 enigmas faceis e 3 dificeis. Cada enigma é constítuído por uma ou mais palavras referentes aos vários temas (países ou cidades, pessoas famosas, música, provérbios e filmes). As equipas à vez pedem letras até adivinharem o enigma.
Houve 2 equipas, homens e mulheres travaram uma autêntica guerra dos sexos, com as mulheres a terem um grande desempenho com uma vitória esmagadora sobre os homens por 164 pontos a 20. Os homens não sabiam onde se meter. Mas querem uma desforra!


Texto por João Custódio e José Campos

O crescimento do Poker


O poker tem vindo a crescer nos ultimos anos. Não sei, exactamente, como começou mas este jogo tem a fama de ter começado por ser jogado em circulos de pessoas de profissão duvidosa, entenda-se membros da máfia e "gangsters", que eram capazes de partir pernas a quem não pagasse o que devia.

Mas tudo mudou. Hoje em dia este jogo é jogado em casinos com o máximo de segurança e por todo o tipo de gente, tendo-se notado um crescimento exponencial de jovens. Desde grandes enpresários com dinheiro a mais e que nao se importam de perder uns quantos a milhares a jovens que largam os empregos para se dedicarem exclusivamente ao poker.

Há cada vez mais torneios organizados pelos grandes casinos que chegam a contar com centenas de jogadores ao mesmo tempo, todos eles em busca da mão certa para apostarem as suas fichas. Ao contrário de outros jogos de casino o poker é um jogo que implica grande pericia por parte dos seus participantes. Desde fazer o "bluff" certo na altura certa a detectar e compreender os "tiques" dos adversários, tudo conta neste jogo.

Pode parecer, por vezes, um jogo de sorte, mas quanto mais se joga, mais deixa de ser à base de sorte e mais entra em jogo o factor Perícia. E diga-se que este jogo é jogado horas seguidas a fio.

É por isso que o poker é um jogo intelectualmente estimulante.



Elaborado por Carlos Almeida