terça-feira, 29 de março de 2011

Moda Lisboa


Decorreu nos dias 10,11,12 e 13 de Março mais uma edição da Modalisboa no Pátio da Galé. Este ano foi a celebração dos 20 anos a promover e a divulgar a moda.
Nota positiva: As colecções de Nuno Gama e Miguel Vieira.
Nota negativa:Infelizmente o acesso à Modalisboa é só para alguns eleitos e ficam de fora estilistas que também têm valor e talento.

Por Mafalda

FMI


Será que Portugal precisa do FMI? Uns dizem que sim outros dirzem que não.Qual o preço a pagar por esta incerteza? Impostos, reduções de salários, décimo terceiro mês anulado, descontos nas reformas etc. Fica a dúvida? Talvez seja melhor não pedir o FMI à União Europeia visto termos de ter medidas de austeridade. Vale mais governarmo-nos com aquilo que temos "em casa" do que pedir emprestado.

Por Maria José Almeida

Mais tarde ou mais cedo algumas destas medidas devem ser mesmo impostas. A questão é "Por Quem"? Pelo FMI ou pelo próprio governo Português exactamente para prevenir a entrada do FMI em Porutgal que poderá trazer ainda mais austeridade.

Por Carlos Almeida

Uma sugestão para o auto-conhecimento


Partindo da leitura do livro "Escuta o teu Corpo" da autora Lise Bourbeau, pensei em partilhar o exercício por ela recomendado de Ajuda própria. Este exercício consiste em escrever numa folha de papel tudo o que se lembra de ter feito há uma semana:
1. As coisas de que se tem consciência de ter feito, ou que fez por si e o que possa ter ajudado a sentir-se melhor e a encontrar alguma felicidade;
As coisas que realizou pelos outros pensando se o fez voluntariamente ou não e o que o motivou a fazê-lo.
3. Refira o nome de todas as pessoas que criticou ou julgou durante a semana, as que fizeram ou disseram coisas que o desagradaram e o que teria preferido que dissessem ou fizessem de outra forma. Podem ser situações que criticou verbalmente ou em pensamento.
4. Escreva tudo o que se lembra.

Por Ana Raquel Rodrigues

Eduardo Souto de Moura ganha Nobel da Arquitectura


Só uma nota de atenção para a notícia de que Eduardo Souto de Moura ganhou o Prémio Pritzker, considerado o Prémio Nobel da Arquitectura.
O arquitecto é autor de obras como o Estádio Municipal de Braga ou a Casa das Estórias de Paula Rego em Cascais.
Souto Moura é o 2º português na História a ter esta grande honra, depois de Álvaro Siza Vieira também ter ganho em 1992.

Consciência Nuclear


Fruto do sismo que ocorreu no Japão estamos agora face a ameaça de um acidente nuclear ao estilo de Chernobyl. Mas se um sismo é uma catástrofe natural, já não se pode dizer que o homem não tenha influência naquilo em que se passa deopis do sismo.
Não conseguimos deixar de ter sismos ou tsunamis mas a escolha de construir uma central nuclear (com todos os perigos que daí vêm) é nossa. Quando já há a tecnologia que nos permite produzir energia a partir de várias fontes (muitas delas totalmente ecológicas), faz sentido que o Homem construa algo que lhe pode ser tão maligno?
Penso que neste momento há acima de tudo falta de vontade de mudar, de gastar outra vez dinheiro, depois de já terem gasto nas construções de centrais nucleares, e acima de tudo de mudar mentalidades.
É tudo uma questão de prioridades!...

terça-feira, 15 de março de 2011

Manifestação sim ou não?


Esta manifestação foi feita por mais do que os motivos que são salientados, como a precaridade no trabalho e a falta de oportunidades. Foi um grito de revolta contra os políticos e governantes, causado pela tomada de consciência que tem acontecido a nível mundial.

Por João Custódio

Não só a "Geração à Rasca" mas tmabém um grito de outras gerações que também estiveram presentes nesta manifestação.

Por Mª José Almeida

A manifestação foi passo para o descontentamento geral do povo em relação ao governo que se esquece do sofrimento real da vida do dia-a-dia.

Por Raquel Rodrigues

Sá há áreas onde eu compreendo alguma impotência para resolver os problemas há também muitas outras onde podem fazer muito mais como na precaridade, por isso compreende-se esta manifestação de gente de todas as idades.

Por Carlos Almeida

Esta manifestação simboliza um grito de revolta de uma sociedade que está farta do desemprego, da flata de dinheiro e das constantes promessas deste governo. mas será que se oposição subir ao poder vei consguir fazer melhor?
Qual a resposta para todos os problemas?
Será que se encontrará uma solução?

Por Mafalda

Amizade


Eu amo o silêncio teu
No céu frio sem chorar
Raio de sol que nasceu
Da coragem de cantar.
Com a presença de um forte abraço amigo.

Por Otilia Ferreira

terça-feira, 1 de março de 2011

No dia 27 de Fevereiro decorreu mais uma edição da cerimónia dos Óscares. Uma celebração do cinema e desfile das estrelas de Hollywood. Muitos primaram pela elegância e usaram trajes adequados à ocasião.

Deixo-vos alguns dos meus favoritos.










Texto elaborado por Mafalda
Há Amores-Perfeitos?
De Amores-Perfeitos, meu jardim efeita, os eleitos, os preferidos.
Nascem, e a terra renasce, acorda, atrai, o meu encanto, e os demais mil. Atrai, o meu olhar , de sensações, cheiro de flor, atrai, guia, os meus sentidos.
os meus, e os demais, que o chamamento provoca, todos lhe querem debicar, o seu nectar, doce de flôr.
O arrebatar, de um vento, de asas de plumas leves, e o zumbido intermitente, Primaveril.
Amores-Perfeitos, amores meus, amores, de encantos mil.
Amores-Perfeitos, sei que não os há, só os que encantam o meu jardim.
Por Maria José Marques

Filmes que marcaram a minha infância e adolescência


Existem pessoas que ultimamente me têm dito que experiências da infância e da adolescência moldam-nos para sempre. Creio que isso é muito verdade, penso que os filmes que vimos há muitos anos são capazes de nos mudar, mesmo que hoje não vejamos alguns com o mesmo deslumbramento de antes.

Os filmes que mais me influenciaram na infância e adolescência foram:

- Os do Batman, realizados por Tim Burton, que sempre exerceram um fascínio especial em mim, mesmo apesar de não ter podido ver o primeiro filme no cinema, por não ter idade para isso;

- Os do Robocop, um festival de violência gore, à boa maneira dos anos 80. Haviam cenas que me faziam fechar os olhos, e não conseguia ver, como as da morte de Murphy ou da cena no 2 em que extraem o cérebro de um criminoso;

- Os do Conan e Terminator, com Arnold Shwarzenegger, também muito violentos;

- Os do James Bond, mais na adolescência, com um festival de Bond girls e de sítios luxuriosos onde o agente secreto se passeava, eram a fantasia de qualquer teenager.

Ricardo Martins

Razzies


Depois dos Óscares vêm aí os Razzies!

Para quem não sabe, os Razzies são os opostos dos Óscares, ou seja, os prémios para pior filme, pior actor, pior argumento, enter outros.

Se os Óscares são sérios e com alguma graça, os Razzies são pura comédia. Pena é que não apareçam lá os vencedores, mas tal também não seria de esperar opis não é algo de muito lisonjeador receber um prémio destes . Excepção a esta regra foi Hale Berry há uns anos quando decidiu ir aceitar um Razzie pelo filme Catwoman, provando que é de facto uma actriz moderna e aberta a todo o tipo de crítica e aumentando ainda mais a sua popularidade, mesmo para quem não gostou de Catwoman.

Mas falando deste ano alguns dos filmes nomeados são: Airbender, Sex and the City 2, Killers, Valentine's Day, Twilight Saag: Eclipse.

Confesso que ainda não vi nenhum destes filmes, e se por um lado é bom não ter perdido tempo com este tipo de filme, por outro lado não posso opinar tanto como gostaria.

Posso dizer com muita certeza que não vou ver o Sex and the City 2, opis a ideia de ver quatro mulheres com os seus ares de rameira, que na vida real seriam incapazes de deixar a cidade, no deserto, é ridiculo. Piadas frauinhas e mais do que previsiveis e trocadilhos desesperantes são receita para uma comédia romântica falhada.

Ashton Kutcher também foi nomeado para pior actor e logo por dois filmes, "Killers" e "Valentine´s Day". Em "Killers" Ashton Kutcher faz a personagem principal que luta e dispara tiros mas sempre sem perder o seu estilo e fazendo grandes proezas, o que torna o filme muito pouco credível.

Enfim... Quem ganhar será certamente merecido acredito eu.


Carlos Almeida

Ò pátria,ergue-se a voz...dos teus revoltosos portugueses!




Ò pátria! Para onde me levas tu agora? Ao menos diz-me para onde me levas!
Ninguém sabe o futuro, pois ainda não aconteceu. Mas preciso saber que não será o futuro com que tenho pesadelos, ou então o presente não fará sentido.
Que confusão vai em ti e que confusão fazes na cabeça dos portugueses. Que posso eu fazer por ti, pátria?
Ouço vozes a erguerem-se, e quero também ajudar. Mas serão estas vozes, as vozes da mudança...
Texto por João Custódio

Retaguardas Vanguardistas

A memória e o novo-riquismo, mais que antagónicos, são quase mesmo inimigos. a nossa tão falada e esperada "credibilidade" passaria por uma depuração do modo de pensar e agir. Sem zeros nem infinitos. Muito mais com cuidado: aquele empenho que permite a revelação. De quem somos. Do que seremos sem amarras do que fomos. Trair é tanto esquecer como negar. Caminho andado de caminho agora.Um enventual acréscimo de "austeridade" é dolorosa ameaça. Diz um jovem ciente: "e os nossos compromissos?". Que se cumpra, pois em dignidade a dignidade da vida.

Por Otília Ferreira

Fantasporto 2011


Teve início no dia 21 de Fevereiro a 31ª edição do Fantasporto no teatro municipal Rivoli. Foi exibida em antestreia nacional "127 horas", filme realizado por Danny Boyle e nomeado para vários óscares. Este festival internacional de cinema do Porto decorre até ao dia 6 de Março e o público poderá visualizar mais de 300 curtas e longas metragens tendo o mundo do fantástico como tema.
Por Mafalda